Gado de Leite

A criação de gado de leite no Brasil é uma atividade antiga e vem sendo praticada desde o período de colonização portuguesa. Quando os primeiros animais foram introduzidos no país, tinham como finalidade o transporte de carga e a produção de leite. De lá para cá, a pecuária atravessou diferentes períodos. Desde progressos lentos, até períodos de salto qualitativo, como quando o leite do tipo B passou a ter forte representatividade para o país.

Em meio a altos e baixos, são grandes as possibilidades de avanço de todos os elos da cadeia produtiva de leite. Além disso, já existem tecnologias desenvolvidas no Brasil que possibilitam maiores retornos financeiros. Dentro da porteira, o produtor precisa estar atento a alguns pontos essenciais. Dentre eles, aproveitar melhor o potencial das pastagens, manejar o animal de forma correta, conhecer a fundo sobre o manejo nutricional e realizar um bom planejamento da atividade.

Sabemos que ainda existem muitas diferenças de nível tecnológico e gerencial nas diversas propriedades espalhadas pelo país. Existem aquelas que são conduzidas de forma bastante profissional e com grande apropriação de tecnologias. Já em outras, a propriedade sequer é considerada como uma unidade produtiva.

Quando feita uma análise das propriedades de sucesso, algumas práticas são muito comuns. Estas características independem do tamanho e localização geográfica. Características como bom planejamento genético, práticas de bem-estar animal, aliar tecnologia a mão-de-obra, investir na formação de bons pastos, Cuidados com a sanidade do rebanho e Manejo nutricional adequado.

Manejo nutricional adequado, justamente onde entra a PROGADOS que tem como objetivo atuar diretamente no desenvolvimento da pecuária de leite do Brasil, trazendo as melhores soluções criadas por quem entende das necessidades dos criadores.

LINHA GADO DE LEITE

Conheça os produtos PROGADOS da linha Gado de Leite